Páginas

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Refinaria deverá iniciar operações em 2013

Após a equação das pendências na área de infraestrututa portuária para a implantação da Refinaria Premium II, no Terminal Portuário do Pecém, surge o prazo para o início para o seu funcionamento: 1º de setembro de 2013. As questões que envolviam do grupo 1 de trabalho para a implantação da Refinaria Premium II foram solucionadas durante reunião na quinta-feira (29) entre representantes do Governo do Estado e técnicos da Petrobras. O encontro durou toda a tarde e aconteceu na sede da Ceará Portos. “O terminal marítimo é fundamental para o funcionamento da Refinaria e hoje nós conseguimos chegar a um consenso”, comemorou o secretário da Infraestrututa do Estado Adail Fontenele. De acordo com os técnicos da Petrobras, o consenso em torno da instalação da Refinaria no Ceará permitirá que a obra comece a operar já em 2013.
As discussões giraram em torno da proposta do Termo de Compromisso apresentada aos técnicos da estatal durante reunião realizada no último dia 21, no Rio de Janeiro, e da qual participaram os cinco secretários estaduais e representantes da Cearáportos. Conforme Adail Fontenele o Governo está empenhado em equacionar os impasses os mais rápido para que seja assinado o termo que referenda a vinda da Refinaria.
Na próxima quinta-feira (5) será realizada uma reunião com os demais grupos de trabalho para que se formate o Termo de Compromisso, que deverá ser assinado entre as partes – Governo do Estado e Petrobras. O secretário Adail Fontenele acrescentou que será nesse encontro que as pendências dos grupos que tratam as questões tributárias, jurídicas e de meio ambiente deverão ser solucionadas.
Após a assinatura do Termo de Compromisso será marcada a data para início da elaboração do cronograma. O prazo acertado entre o estado e a estatal para desenhar as metas de trabalho é de 90 dias, já que 120 dias após a assinatura deverá ser assinado também o Contrato Operacional. O cronograma será desenhado de forma que permita que as metas sejam cumpridas até o dia 1º de setembro de 2013, data em que o Terminal estará pronto para as operações da Refinaria.
Entre as questões levantadas e solucionadas durante esta tarde estão a transferência das atividades da tancagem de combustíveis para o Porto do Pecém; garantia de construção da quantidade de píeres necessários para o funcionamento da refinaria; assegurar profundidade mínima de 17,7 metros de profundidade; novo terminal de graneis líquidos a ser construído no Pecém; o contrato de operações entre a Petrobras e a Cearáportos; a utilização das instalações do terminal; a necessidade de área para instalação de central de refrigeração para GLP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...