As três unidades mais básicas em eletricidade são tensão (V), corrente (I) e resistência (R). A tensão é medida em volts, a corrente é medida em ampères e a resistência é medida em ohms. 
  
Uma analogia natural para ajudar a entender estes termos é um 
sistema de canos hidráulicos. A tensão é equivalente à pressão da água, a
 corrente é equivalente à taxa de vazão, e a resistência seria o tamanho
 do cano. 
  Há uma equação básica em engenharia elétrica que mostra como os 
três termos se relacionam. Ela diz que a corrente é igual à tensão 
divida pela resistência. 
  I = V/R 
  Vejamos como esta relação se aplica a sistemas hidráulicos. Digamos
 que você tem um tanque de água pressurizada ligado a uma mangueira que 
você usa para regar seu jardim. 
  O que acontece se você aumentar a pressão no tanque? Provavelmente 
você pode adivinhar que isto fará com que mais água saia da mangueira. O
 mesmo é verdade num sistema elétrico: aumentar a tensão aumenta o fluxo
 de corrente. 
  Digamos que você aumente o diâmetro da mangueira e as conexões com o
 tanque. Provavelmente você pode adivinhar que isto também fará com que 
mais água saia pela mangueira. Isto é como diminuir a resistência em um 
sistema elétrico, o que aumenta o fluxo de corrente. 
  A potência elétrica é medida em watts. Num sistema elétrico a potência (P) é igual à tensão multiplicada pela corrente. 
P = VI
 
  A analogia da água ainda se aplica. Pegue uma mangueira e aponte 
para uma roda d’água, como as que eram usadas para girar pedras de 
moagem em moinhos d’água. Você pode aumentar a potência gerada pela roda
 d’água de duas maneiras. Se você aumentar a pressão da água saindo da 
mangueira, ela bate na roda d’água com muito mais força e a roda gira 
mais rápido, gerando mais potência. Se você aumentar a taxa do fluxo, a 
roda d’água gira mais rápido devido ao peso da água extra que bate nela.
 
  Num sistema elétrico, aumentar a corrente ou a tensão resultarão em
 maior potência. Digamos que você tem um sistema com uma lâmpada de 6 
volts conectada a uma bateria de 6 volts. A potência de saída da lâmpada
 é de 100 watts. Usando a equação acima, podemos calcular a corrente, em
 ampères, que seria necessária para ter 100 watts de uma lâmpada de 6 
volts. 
  Você sabe que P = 100W, e V = 6V. Então você pode reorganizar a equação e resolver para I e substituir os números. 
I = P/V = 100W / 6V = 16,66 ampères
 
  O que aconteceria se você usasse uma bateria de 12 volts com uma lâmpada de 12 volts para ter uma potência de 100 watts? 
100W / 12V = 8,33 ampères
 
  Então este sistema produz a mesma potência, mas com a metade da 
corrente. Há uma vantagem em usar uma corrente menor para produzir a 
mesma potência. A resistência de fios elétricos consome potência, e a 
potência consumida aumenta conforme o aumento da corrente que passa 
pelos fios. Você pode ver como isto acontece fazendo uma pequena 
reorganização das duas equações. O que você precisa é uma equação para a
 potência em termos de resistência e corrente. Vamos reorganizar a 
primeira equação: 
I = V / R pode ser reescrita como V = I R
 
  Agora você pode substituir a equação para V na outra equação: 
P = V I substituído para V teremos P = IR I, ou P = I2R
 
  O que esta equação diz é que a potência consumida pelos fios 
aumenta se a resistência dos mesmos aumentar (por exemplo, se os fios 
ficam menores ou são feitos de um material menos condutivo). Mas ela 
aumenta drasticamente se a corrente que passa pelos fios aumentar. Então
 usar uma tensão mais alta para reduzir a corrente pode tornar sistemas 
elétricos mais eficientes. A eficiência dos motores elétricos também 
melhora com altas voltagens. 
  Esta melhora na eficiência é o que tem levado a indústria 
automobilística a adotar um padrão de alta voltagem. Os fabricantes de 
carros estão mudando dos atuais sistemas elétricos de corrente de 12 
volts para um sistema elétrico de 42 volts. A demanda por eletricidade 
em carros tem aumentado constantemente desde que os primeiros carros 
foram produzidos. Os primeiros carros não tinham faróis dianteiros 
elétricos, usavam lanternas a óleo. Hoje, os carros têm milhares de 
circuitos elétricos, e os futuros carros irão demandar ainda mais 
potência. A mudança para 42 volts ajudará os carros a atenderem à maior 
demanda elétrica dos veículos sem ter que aumentar o tamanho dos fios e 
geradores para lidar com uma corrente maior. 
FONTE:UOL 
 
 

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